quinta-feira, 11 de março de 2010

Animação - Conceitos Básicos - 3d Max

Primeiramente você tem que criar o objeto que vai animar. No caso, só para exemplo, fiz uma bolinha que vai ficar pulando e uma box.

Para iniciarmos a animação, primeiramente temos que saber mais ou menos o tempo que a animação vai durar. Se é 10, 20 ou 60 segundos… Já que tocamos nesse assunto, vou explicar umas coisinhas sobre vídeo.


Cada segundo de animação tem 30 quadros. (Padrão de TV)
Já no cinema tem 24 quadros por
segundo.
No Flash o padrão é 12 quadros por
segundo fps.
Quadro também pode ser chamado de Frame.


Supondo que a cena tenha 5 segundos.
5 segundos X 30 fps = 150 frames
Fácil né?


Agora sim, com essas dicas já dá para se ter uma idéia sobre animação.


Nossa animação vai ter 7 segundos. Então serão 210 frames. Quando você abre o 3dsmax ele vem com a timeline configurada para 100 frames. Temos que aumentar a quantidade de frames. Basta clicar no botão Timeline Configuration.

Configure a duração da timeline no campo Length, para 210.


Pronto, nossa timeline agora tem 210 frames para serem animados. Se quando você estiver animando precisar de mais frames, pode ir aumentando a quantidade.


02 - Animando:


Bom, agora é animar a bolinha. Selecione ela e clique em Auto Key.


Quando você clica em Auto Key, o 3ds max habilita a opção de animar. Agora é bem simples. Basta você arrastar o cursor da timeline para o frame que você quer que termine a animação e depois mover o objeto para onde ele vai parar e pronto! Já está feita a animação. Calma, vou explicar mais detalhado.


Com a bolinha selecionada, clique em Auto Key. (Preste atenção: quando você clica no AutoKey, ele habilita o movimento de todos os objetos. Para mudar alguma coisa na cena, você terá que desabilitar o Auto Key.)

Arraste o cursor até o frame 10.

Agora mova a bolinha para cima para que o 3d crie os keyframes.

Pronto. Já temos um movimento. Para vermos como ficou, aperte o Play.

Beleza. Agora, para fazer com que a bolinha desça, arraste o cursor para o frame 15 e mova a bolinha para baixo… e por aí vai…Bem semelhante ao Flash.



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